domingo, 18 de outubro de 2015

Festa de 1 aninho


Meu neto Ivan fez um aninho dia 9 de outubro. Minha filha Janaína decidiu fazer uma festinha só com a família, mas mesmo assim queria fazer algum enfeite. Sugeri o tema dos três porquinhos porque era o livrinho que ele mais gostava. Digo mais gostava porque agora já está curtindo muitos outros. Com 11 meses, levantava os pezinhos pedindo o livro na estante; se a gente dava outro, ele não se contentava, só aceitava este.


Começamos a pensar na mesa, e todo mundo entrou com uma parte do trabalho. Depois de trocar ideia com a Janaína, fiz as três casinhas. Meu marido João me ajudou a riscar alguns moldes, sempre falo que ele é mais aplicado do que eu para coisas retas.


Os porquinhos de feltro, pedi para minha filha Mariana. Ela não faz muito artesanato por falta de tempo, mas gosta e já fez alguns trabalhos de feltro, como o móbile do quarto dele.



 As lembrancinhas dos adultos também foram feitas em grupo. A Mariana fotografou, e a Janaína montou e cortou os ímãs.


Para embalar as lembrancinhas das crianças, a Janaína aproveitou o layout do convite, meu marido cortou e eu colei nos cofrinhos:


Dentro deles iam os dedoches. Não tenho prática com feltros, mas saíram! Eu me inspirei no blog da Vanessa Biali.


 No começo a Janaína achava que não ia ter graça quase a metade dos convidados da festa participando da montagem da mesa, mas foi muito gostoso. Eu sempre fui muito individualista para fazer os meus trabalhos. Desta vez, o tempo era curto, cada um fez o que tinha mais jeito e adoramos quando vimos a mesa pronta:



Optamos por não colocar toalha porque com certeza o Ivan iria puxar. Na última hora, observando a mesa, a Janaína teve a ideia de amarrar as fitas coloridas. Na parede, a ideia dela foi reproduzir o convite. Eu fiz as bandeirinhas e o lobo, e a Mariana forrou as letras com tecido.
Na entrada, ela colocou este varal de fotos para relembrar seu primeiro ano de vida.


 E o meu genro participou fazendo empanadas argentinas. A foto não está tão boa porque a Mariana lembrou de tirar no meio da festa, mas estavam deliciosas!

3 comentários:

Sue Paula disse...

Clemilde, parabéns!! Ficou linda e original a festinha do seu neto. Eu me lembro quando me contou da gravidez de sua filha, parece que foi ontem e já se passou todo este tempo. Deus abençoe sua família.
Abracinhos floridos
Sue

Janaína disse...

aiiii, nem preciso falar que amei tudo né!! aconteceu que nem com o quartinho dele, a coisa foi ganhando forma aos poucos e o resultado surpreendeu! :) e na festinha o mais legal foi ver como ele curtiu: brincou, dançou, comeu de tudo um pouco - experimentou empanadas pela primeira vez! agradeço a vocês por todo o carinho em cada detalhe <3 beijos

Vanessa Biali disse...

Oi, Clemilde!
Que linda festa!!! Posso imaginar a alegria do aniversariante!
Fico muito feliz de ter te inspirado. Obrigada pela menção carinhosa.
Eu também costumo ser um pouco centralizadora dos meus trabalhos e atividades. Mas, aos poucos, tenho me esforçado na tarefa de delegar, repartir tarefas e fazer junto. É uma experiência que certamente traz aprendizados muito importantes para a gente.
Beijos,